quarta-feira, 27 de julho de 2011

Papel reciclado vira prioridade em empresas

Papel reciclado vira prioridade em empresas

A intensificação do uso do material reciclado nas operações corporativas já está se tornando uma realidade na vida de muitos bancos e grandes empresas, tanto em suas operações internas, quanto externas.

É o caso do Bradesco, que tem a meta de atingir 100% de seu consumo total de papel por meio da reciclagem. A utilização do material começou há dois meses e deve ser intensificado até o final do ano. Já a Coca-Cola desenvolveu uniformes para seus funcionários fabris feitos com tecido com composição de resíduos provenientes de garrafas PET. Segundo André de Marco, gerente de produto Reciclato da Suzano Papel e Celulose, a demanda das empresas brasileiras por papel reciclado dobra a cada ano desde a sua introdução no mercado nacional. “Em 2001, lançamos o Reciclato e desde então sentimos seu grande impacto no mercado, pois além da qualidade, vendemos não só um produto, mas sim um conceito social”, diz.

Marco ressalta que a qualidade e o aspecto visual do papel foram fatores determinantes para a sua aceitação no mercado. “As empresas usam o Reciclato para eventos promocionais, pois este é mais barato do que o papel cuchê. Agora, o nosso grande desafio é incentivar o uso deste papel para as atividades operacionais”, avalia o diretor.

Talões de cheque

O Banco Real foi pioneiro no uso de papel reciclado na produção de talões de cheque para clientes especiais no Brasil. “Em 2002, decidimos inserir a prática do uso de papel reciclado, e conseguimos a substituição em 30% do nosso consumo total de papel”, afirma Eduardo Francisco Paschoa, diretor de marketing do banco.

Em um primeiro momento, o banco priorizou as publicações corporativas, que serviram como teste na substituição do papel reciclado de forma mais abrangente. “Os resultados foram positivos, pois como conseguimos difundir o conceito de preservação do meio ambiente para todos os nossos fornecedores, não tivemos alteração no custo, apenas precisamos realizar adequações para expandir o uso do papel”, explica.

O diretor de marketing do banco afirma que o papel reciclado representa hoje 80% do consumo total de papel da instituição. “Pretendemos até o final deste ano atingir os 95% de uso, pois só não desenvolvemos tecnologia para a inserção do papel reciclado no auto-atendimento, mas até os envelopes utilizados nestas máquinas já são produzidos em papel reciclado”, frisa.

Paschoa conta que os próximos passos do Banco Real são a expansão do uso de papel reciclado na produção de talões de cheque e extratos para todos os clientes.

Meta de 100%

O Bradesco, instituição financeira que obteve o maior lucro líquido no primeiro semestre deste ano, possui, hoje, 50% do seu volume de papel composto por material reciclado, afirma Milton Matsumoto, diretor executivo do Bradesco.

O banco utiliza o papel reciclado em ações que variam desde informes de Recursos Humanos para colaboradores, cartões de visita a publicações corporativas. “A sensibilização do público interno foi a nossa primeira preocupação. Queríamos transmitir a nossa preocupação com o meio ambiente. A primeira ação implantada neste aspecto foi a emissão dos holerites”, lembra o diretor.

Segundo Matsumoto, o Bradesco realizou há dois meses um acordo com a Suzano Papel e Celulose, onde conseguiu a paridade de valores entre os papéis reciclado e alcalino. “Como o nosso volume de consumo de papel mensal é muito alto, chegando a 500 toneladas, concretizamos a negociação com sucesso”, comenta.

Os extratos de cartão de crédito e os talões de cheque são os próximos passos do Bradesco para a implementação do papel reciclado. “Não temos custo adicional, mas eu diria que o nosso único desafio está na realização dos ajustes das máquinas para a aceitação do papel reciclado”, compartilha o diretor.

O BankBoston, há cerca de dois anos, no intuito de reduzir o impacto ambiental também adotou como prática o uso do papel reciclado em todas as agências. De acordo com Sônia Favaretto, superintendente executiva de Recursos Humanos do banco, atualmente, o papel reciclado ocupa cerca de 70% do consumo de papel da empresa. “Esse tipo de produto só não é utilizado para fazer serviços de fax e documentos de contratos”, explica.

Outra ação do banco nesse sentido é a utilização de papéis reciclados em suas agências. O projeto foi implantado há dois meses e ainda está em fase de disseminação da prática. Porém, em breve, o produto reciclado deverá substituir o papel tradicional.

Outra ação do BankBoston é a reciclagem de papéis utilizados na empresa. Ao ano, de acordo com os cálculos de Sônia, as agências localizadas em São Paulo chegam a arrecadar R$ 20 mil com as vendas do material que é coletado após o uso. A verba arrecadada é direcionada para as entidades mais próximas das agências.


Fonte: DCI

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